quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

As cores do nosso quadro

Começamos mais um ano e com ele, criamos uma série de promessas e metas a serem cumpridas: regime, educação, controlar contas, ir mais à igreja, deixar de fumar ou comprar excessivamente, etc. Esboçamos no início do ano aquilo que queremos empreender no decorrer de 2012; não somos bobos – sabemos que há intempéries que poderão dificultar que consigamos atingir essas metas, mas também que temos um Deus maravilhoso que nos dará muita força para conseguirmos alcança-las (principalmente se formos fiéis à sua Palavra).
Entendo que seja muito importante estabelecer esses objetivos para nossa vida: podemos nos organizar, estabelecer quais caminhos percorrer, quais escolhas fazer. Fazer este “rascunho” do ano permite que vejamos possibilidades para a nossa vida, que possamos pensar em como vamos afetar as pessoas, o que nossas ações vão ou não lhes causar. Tão importante é que vários setores da nossa vida utilizam o planejamento para organizar o ano: prefeitura, escolas, empresas e até mesmo nossa Igreja estabelece calendário para preparar-nos para os diversos momentos que nos conectam ainda mais a Deus.
Temos o esboço do nosso quadro para 2012. Temos a possibilidade de cores que podemos usar. E aqui temos um ponto importante a pensar: quais cores utilizarei para o quadro-vida deste ano? Posso escolher cores que ressaltem a vida, a alegria, o bem-estar; cores que celebrem as inúmeras graças divinas que cotidianamente recebemos. Mas posso optar também por cores sóbrias, que enaltecem a tristeza, os sofrimentos, as dores, as perdas... Posso ser um pintor que prefere retratar os obstáculos que a vitória.
Escolher por celebrar a vida neste quadro não significa que nos esqueçamos das dificuldades que teremos, das perdas que necessitaremos superar, mas significa que encontramos a mão de Deus em todos os momentos. Não é algo que seja fácil de acontecer, ou que em nossa pequenez saibamos logo de início – tal como amar, aprender a ver a mão de Deus agindo exige comprometimento, paciência, sabedoria e atenção.
Deus escolheu com carinho as cores para compor um quadro para nós: encheu de verde as árvores, de azul o céu, de vermelho as rosas... Mas também pôs o cinza na nuvem que chove (e faz a terra florir), escureceu a noite (para que as estrelam sejam vistas)... Deus nos deu um exemplo de como podemos compor o quadro de nossa vida, só nos basta seguir e (re)criá-lo no seu amor.
Que em 2012, nossa vida seja repleta do amor de Deus e que escolhamos as cores certas para compor, com sabedoria, a imagem que registraremos deste ano que se inicia. A todos, felicidades e até a próxima!

Publicado no Jornal "Nossa Igreja Católica" (www.basilicapatrocinio.com.br)

Nenhum comentário: