terça-feira, 18 de junho de 2013

Nosso coração semelhante ao vosso


              Nós temos a honra (muito mais que o dever) de celebrarmos neste mês a solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Celebrar o seu Sagrado Coração é recordarmos novamente a expressão máxima do amor: doar-se gratuitamente.           
            Não temos na história prova de amor maior que a doação da própria vida do Cristo, que do alto da cruz perdoou-nos os pecados, redimiu-nos e nos apontou o caminho à Casa do Pai.
            Ao pedir que nosso coração seja semelhante ao do Cristo, estamos pedindo que sejamos pacíficos, mansos, compreensivos, que saibamos perdoar, respeitar, acolher, ouvir; acima de tudo, estamos pedindo a capacidade amar como Cristo nos ama.
            Fazer o nosso coração semelhante ao d’Ele é também esforço nosso: ele nos concede a graça e o exemplo de um coração verdadeiro, mas a transformação deve partir de nosso próprio coração, de nossas escolhas e principalmente de nossas ações.
            Quantas vezes eu escolhi ser manso, neste último mês? Diante das adversidades, é muito mais fácil encolerizar-se que ser manso, acusar que perdoar, excluir que acolher. Por isso, amados, ter um coração como o Misericordioso Coração de Jesus é uma escolha diária. É escolha, porque precisamos estar determinados a sermos semelhantes a ele; diferentemente de respirar, pensar, do pulsar do nosso coração humano (atitudes que fazemos de modo automático), um coração misericordioso vem com esforço, determinação e muita vontade de ser santo e de amar.
              Ao fazer esta tão linda prece, que possamos nos comprometer realmente na semelhança que desejamos: Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Amém! Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário: