quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O momento para reflorescer


              Vivendo os últimos dias deste ano, passamos a experenciar uma retrospectiva do que desejávamos fazer, do que fizemos e do que ficou para trás. É um momento importante de pensarmos em que pudemos fazer a diferença e o que devemos nos esforçar mais para mudar, desenhando novos objetivos e traçando novas metas para o ano que em breve se iniciará.
            É interessante que, ao mesmo tempo em que nos enchemos de esperança pelos novos desafios que virão no próximo ano, muito de nós nos sintamos cansados e com as forças quase que “acabando” (e por isso, pensamos nas férias, nas festas de final de ano e nos descansos proporcionados pelos dias que passaremos em casa, com a família).
            O cuidado que devemos ter, com essa maré comum nessa época do ano é de não desanimarmos. Se fizermos um balanço do ano e percebermos que não frutificamos tanto quanto nos programamos no início do ano, não podemos nos abater. Muito mais importante que contar quantas folhas caíram, quantos frutos deixaram o pé antes de amadurecer, é termos consciência que apresentamos flores, que frutificamos e que foi preciso que uma ou outra folha caísse da árvore para que isso acontecesse, que foi preciso que uma ou outra flor nos abandonasse para enfeitar o caminho de alguém que passeava triste pela estrada da vida.
            Agora, devemos nos renovar e nos fortalecer. Renovar-nos com a celebração do nascimento do Cristo, que todos os anos nos lembra quão importante são as coisas simples da vida, quando são vivenciadas no amor, em família, no cuidado mútuo. Fortalecer-nos com a alegria de celebrar um ano novo, que significa reconhecer que há tempestades, há dificuldades, mas há também o sol, a bonança e a paz.
            Reconhecendo que, na vida, o que nos fica e nos faz seguir é a Palavra de Deus e as coisas que nos são invisíveis (o amor, o carinho, a ajuda, a justiça, a paz...) nos permitiremos reflorescer, nos permitiremos viver mais um ano com fé no Deus-conosco e assim sendo, seremos parte de um novo Éden aqui na terra e caminhantes para o paraíso celestial.
            Que você e sua família possam vivenciar com muita fé o tempo do Advento e na celebração do verdadeiro Natal, tenha as forças renovadas, a fé fortificada e o amor em abundância para que juntos, possamos ser sinais do amor do Pai em 2013. Feliz Natal e que muitas flores sejam tornadas frutos em 2013. Um abraço e até o ano que vem.

(Publicado no Jornal Nossa Igreja Católica - dez/12)

Nenhum comentário: